CREF12/PE faz intercâmbio com o CREF2/RS

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Durante todo o dia de hoje e até sexta-feira o CREF12/PE esteve sistematizando experiências com procurador jurídico e o chefe da fiscalização do Cref2/RS

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), Lúcio Beltrão, recebeu nesta quarta-feira, na sede do conselho, os representantes do CREF do Rio Grande do Sul, Dr. Artur Alfaro (Procurador Jurídico) e Samuel Almeida (Chefe de Fiscalização). O objetivo dessa visita é a troca de informações. Procedimentos de cobrança de pessoas físicas e jurídicas, dívida ativa, ações judiciais, rotinas do conselho, registro, atendimento, fiscalização, sistema de informações, contratos, serviços, licitações, contabilidade, financeiro, grupos de trabalho, comissões, entre outros assuntos do cotidiano dos conselhos profissionais.

No setor de Fiscalização de ambos os conselhos os chefes dos setores destacaram a importância do intercâmbio: Samuel Almeida do CREF2, ressaltou “vejo a importância do encontro como um fortalecimento do sistema em si. Somos muito regionalizados com um sistema já estabelecido, então quando podemos trocar informações com outro regional, é de grande valia. Não só para trazermos conhecimentos, mas também para levarmos para o nosso regional”. Já a do nosso setor Rosangela Cavalcanti CREF12 falou da importância da troca de olhares “quem está chegando vai ter o olhar diferenciado sobre o que eu faço rotineiramente. Na nossa visão da rotina, muitas vezes não conseguimos observar a onde estão as falhas e onde podemos melhorar e isto é de suma importância no nosso departamento que é a atividade fim do conselho”.
Já no setor de assessoria jurídica, o procurador jurídico do CREF2, Artur Alfaro, destacou a importância da integração para o sistema CONFEF/CREFs. “É uma troca de experiência bem interessante onde podemos avaliar a unificação de procedimentos do nosso sistema CONFEF/CREF, organização de rotinas. A realidade da nossa profissão em nosso estado é bem diferente regionalmente, onde temos aproximadamente 3 vezes mais de números de inscritos, um estado maior em número de municípios. Ao mesmo tempo que temos diferenças em procedimentos e na nossa cultura, os problemas que atingem a profissão são os mesmos: desvalorização, subemprego e quando nos reunimos com outros CREFs conseguimos captar esta situação e levarmos práticas que nós não tínhamos nem sequer pensado e os outros conselhos em vice-versa. Essa já é a quarta visita que realizamos este ano e isto é crescimento para o nosso sistema CONFEF/CREF”, destacou o advogado Artur Alfaro, do CREF2. Já o nosso assessor jurídico Eric Almeida ressaltou a importância do intercâmbio para a categoria “ao trocarmos conhecimentos faz com que o conselho fique mais forte e todo o sistema mais unido e unificado em prol dos profissionais de educação física”.

Sobre a visita, o presidente do CREF12 considerou: “É uma honra receber pessoas competentes que trazem ao nosso Conselho a experiência de um CREF que atualmente é referencia para o país. Somos gratos pela gentileza de todos que fazem o CREF2”, falou o presidente Lúcio Beltrão.

Além de apresentar o CREF12/PE e citar as ações inovadoras que vem realizando em Pernambuco, Lúcio Beltrão colocou os colaboradores à disposição do CREF2 e demais conselhos profissionais.