Conselheiros do CREF12/PE marcam presença na 16° Conferência Nacional de Saúde em Brasília

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

O CREF12/PE esteve presente na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília – DF. O conselheiro Bruno Barreto (Presidente da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida) e a conselheira Daniely Vieira (Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional) representaram o CREF12/PE no evento, acompanhando, propondo, incentivando projetos e programas nos grupos de trabalho – GTs e solicitaram a inserção do CBO, o Código Brasileiro de Ocupações do profissional de Educação Física, dentro da RAS – Rede de Atenção à Saúde.
A RAS são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. As RAS são sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, por meio de um ciclo completo de atendimentos que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária.
Contudo, o profissional de educação física não possui o CBO definido, ou inserido ou determinado dentro da RAS, e não pode assinar e preencher o documento, ficando a tarefa a cargo de outro profissional da área de saúde. Durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, um documento formatado pelos conselheiros do CREF12/PE junto à Associação dos Professores/Profissionais de Educação Física de PE, foi entregue ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião, o ministro recebeu o documento em mãos e informou que o pleito será atendido em breve.
Durante o evento, foram promovidas várias atividades, com o propósito de entender o funcionamento do SUS (Sistema único de Saúde) e discutir o ramo da saúde no cenário nacional e quais as alternativas para o continuo crescimento das melhorias do setor no Brasil. Os conselheiros participaram de GTs que formataram as decisões que integraram o relatório final da 16ª Conferência que irá subsidiar a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.
“A participação do CREF12/PE na conferência foi de extrema importância. Dialogamos com outros profissionais de saúde para reivindicarmos juntos não só a educação física, mas as demais áreas da saúde. Tivemos êxito nas propostas e discussões nos GTs e as nossas reivindicações foram inseridas no relatório final. Conseguimos, não só criar novas conexões, como também apresentar o conselho através da nossa intervenção, da nossa participação nas discussões. Ganhamos um espaço de visibilidade fundamental na conferência”, destacou a conselheira Daniely Vieira. O CREF12/PE foi a única entidade representativa que conseguiu uma pauta com o ministro da saúde durante o evento.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é o maior evento de participação social do país, e ocorre no momento em que o SUS resiste às graves ameaças que vem sofrendo, em um contexto de retrocessos sociais. O momento reuniu representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, para traçarem, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

POR QUE 8ª + 8?

A proposta temática para o evento foi um resgate à memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. Ela foi considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS, já que o resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira, em 1988.

VISITA AO CREF7/DF

Contemplando a agenda de Brasília, os conselheiros do CREF12/PE visitaram o CREF7/DF – Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal e foram recebidos pelo presidente Patrick Novaes Aguiar e pelo 2º vice-presidente Marcelo de Castro Marazi. Na visita, os conselheiros participaram de uma reunião com a diretoria executiva do CREF7. Durante a reunião, houve trocas de informações e um encontro com o presidente da Comissão de Ensino Superior, Daniel Veloso. “Foi um momento de trocas importantes, conversamos sobre os processos e dinâmicas dos dois conselhos. Conhecemos as instalações, conversamos com funcionários, foi extremamente importante para a nossa intervenção” ressaltou Daniely Vieira.