CREF12/PE divulga balanço da Operação de fiscalização Praia Legal na orla de Boa Viagem

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região – CREF12/PE promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 10, ação de fiscalização nas praias de Pernambuco, começando pela orla de Boa Viagem, no Recife, denominada Operação Praia Legal, que vai intensificar as ações que já eram realizadas. A operação Praia Legal contou com apoio da Polícia Militar de Pernambuco e ocorreu no perímetro entre o Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, até a mediação do Hotel Transamérica, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

No balanço dessas primeiras ações na praia, 17 grupos de treinamento funcional foram fiscalizados e 18 pessoas foram fiscalizadas, dessas, 4 atuavam sem habilitação legal foram notificadas por exercício ilegal da profissão e afastadas das atividades; 02 grupos de treinamento funcional por não terem profissionais de Educação Física tiveram suas atividades encerradas.

Essas ações acontecem sempre no verão, visando pessoas que procuram a prática de atividades físicas orientada por profissional e muitas vezes não sabem que está sendo enganada por um leigo ou estudante que não tem ainda a competência técnica, conhecimento científico e habilitação legal para exercer a profissão de Educação Física. O objetivo é coibir o exercício ilegal da profissão e orientar aos usuários desses serviços na orla das praias pernambucanas.

No decorrer do verão, esta ação será ampliada para outras praias do litoral pernambucano, como Olinda, Paulista e Jaboatão. Não existe ainda uma data específica para as próximas ações, nem local, mas o Conselho estará atuando até o final do verão. Quem for flagrado exercendo ilegalmente a profissão, será conduzido até uma delegacia para o registro da ocorrência, e pode ser autuado no artigo 47, por contravenção penal.

O Conselho Regional de Educação Física está trabalhando no sentido de garantir à sociedade que a oferta de serviços na área de atividades físicas, esportivas e similares, sejam feitas de fato por profissional de Educação Física habilitado, tendo em vista, a crescente busca por uma melhor qualidade de vida nos dias atuais, as pessoas não percebem que curiosos podem se passar por profissionais da área, ofertando serviços sem estar habilitado, não garantindo a qualidade e segurança no serviço prestado, podendo causar sérios danos à saúde.

A Vice-Presidente do CREF12/PE, Nillúzia Arruda (CREF 004223-G/PE), acompanhou a ação da equipe de Fiscalização e ressaltou o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de observar se os profissionais são habilitados. “Iniciamos agora a Operação Praia Legal para identificar os profissionais que atuam na orla com treinamento funcional e conscientizar a sociedade da importância de verificar se esse profissional é devidamente habilitado e registrado pelo Conselho Regional de Educação Física, evitando assim o exercício ilegal da profissão, porque, ao invés de ganhar qualidade de vida, a pessoa pode ter problemas sérios de saúde”, alertou.